>

Sem muito pra escrever hoje também… mas estou com vontade… esse post vai ser para os músicos, se bem que eu acho que poucos sabem da existência deste blog…
O video abaixo é de um camarada chamado Andy Mckee… é um cara muito respeitado principalmente por fazer coisas bem diferentes do que normalmente vemos por aí… e essa música é uma delas… a afinação é diferente da normal e o cara usa um meio capo que deixa as duas (ou três) primeiras cordas soltas…
Já pensei em tirar a música desse jeito, e pensei em jeitos de improvisar esse meio capo… mas antes de conseguir, deparei-me com a opinião do meu atual professor de música… opinião que eu obviamento respeito… aliás, o nome dele é Gustavo Scaranelo…
Segundo ele, não podemos transformar o violão em uma gaita… para quem não sabe, a gaita é um instrumento que possui um tom e não temos como alterar o tom de uma gaita (tem gaita que dá, mas blah)… a questão é, quem tem gaita, tem uma gaita para cada tom, o que pode significar que temos uma gaita para cada música… e, repetindo, a opinião é: não podemos transformar o violão em uma gaita… não podemos ter um violão para tocar apenas uma música… a opinião dele para o capo também é de se considerar um pouco… o capo facilita as coisas… quem é que sofre com isso? A música… sofre por algumas limitações que o capo impõe… mas, quem é que tem que sofrer? Na opinião dele, o músico… é o músico que tem que pagar o preço, e não a música… pelo fato do capo facilitar as coisas para o músico, temos músicos mal acostumados… mudar a afinação para tocar uma música, facilita as coisas para o músico… com isso, temos novamente músicos mal acostumados… há argumentos extremamente válidos que suporte esse ponto de vista… pense no seguinte, você tá acostumado a tocar uma música usando o capo… se você esquecer de levar esse capo contigo um dia, o que acontece? Você deixa de tocar aquela música…
Bom, indiretamente, o desafio que ficou no ar depois disso é: tire a música com o violão no seu estado “original”… pois bem, o fiz… não mudei a afinação e não usei o meio capo… mas tô usando um capo normal… obviamente tocando do meu jeito há dificuldades que eu não superei e que para ele (Andy) ficaram mais fáceis… e obviamente a música original tá bem mais bonita que a minha versão… mas acho que toda essa questão violão-gaita um ponto de vista bem interessante…
Segue a música… me filmei tocando… rs… meu primeiro video no YouTube (na verdade o segundo)… tem erro, a música tá acelerada, o som não ficou bom e a abafada da corda ficou BEM alta… mas não quero ficar arrumando essas coisas, isso pode demorar… =)
Essa é a versão original, e o nome dessa música é Rylynn… a de baixo, sou eu (pra quem não me conhece, prazer):
Advertisements