>

ebdcd02e602ad78f3c0a447e2bdb59ec_full
Medo! Você tem medo de que? Quando eu vi essa pergunta escrita na lousa, eu pensei por uns instantes e cheguei à conclusão de que eu não tinha medo de nada… durante a palestra, mudei de opinião…

Antes de falar quais são nossos medos, vamos falar sobre a definição e as consequências do medo… escrevo isso pois não sei se tanta gente já parou pra pensar nisso…

Definição: “Sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça” – Aurélio

Exemplo, você está em uma sala sem janelas e tem uma cascavel na porta pronta para dar o bote. Outro exemplo, você perde o emprego.

São situações diferentes e talvez nehuma te cause medo… mas o que é o medo afinal? Independente da situação acima, o medo é antecipação de algo supostamente ruim que pode acontecer.

E quais as consequências do medo? No primeiro caso, provavelmente não passaremos pela porta com medo de levar uma picada. No segundo caso, o medo de gastar dinheiro, seja em viagens ou em investimentos mais arriscados com medo de que nos falte dinheiro. Generalizando, a consequência do medo é esse fator impeditivo que aparece na vida da gente.

Medo é algo que existe apenas na nossa cabeça. Na realidade, o que existe é risco. E para o risco, podemos estar preparados.

Por mais que a gente negue, ou nem se dê conta, temos vários medos, e esses medos podem ser categorizados. Vou colocar aqui a “lista de medos” mais ou menos como ela foi colocada pra mim, mas há controvérsias em alguns casos e outros podem ser interpretados como parte de outro medo dessa lista, então, abstraiam um pouco.

Nossos medos podem ser resumidos em:
– medo do desconhecido. 
– medo do julgamento alheio. 
– medo de errar. 
– medo da mudança. 
– medo de se ferir. 
– medo do sucesso. 
– medo da responsabilidade. 
– medo da rejeição. 

Parem e pensem um pouco nas coisas que deixamos de fazer (passado) por causa do medo. Parem e pensem nas coisas que estamos adiando por causa do medo.

Vou fazer umas perguntas (uma delas, eu já fiz aqui em outras palavras). Se quiserem, copiem as perguntas, escrevam as respostas e coloquem em algum lugar onde as verão com alguma frequência. Não é pra responderem pra mim ou nos comentários, mas se quiserem, feel free.

1. O que você faria se pudesse fazer de tudo? 
2. Que sensação te vem em mente se você pudesse fazer tudo o que respondeu acima? 
3. Qual o medo associado em não fazer cada coisa da resposta da pergunta 1? 
4. Que sensação te vem em mente ao responder e ler a resposta da pergunta 3? 
5. What are you going to do about it? 

Fico por aqui… 1234 SEMPRE!

Advertisements