Bom, acredito que todos os que “me” lêem sabem… estou abrindo uma empresa… tudo está sendo um aprendizado (aliás, o objetivo é primariamente esse)… até o momento, grana zero… baby steps, e mesmo assim, one step at a time… we just enjoy the ride… =)

Uma das primeiras coisas que vejo ser interessante fazer em uma empresa que está começando é definir:

  • a missão
  • a visão
  • os valores

Isso transmite a intenção e os princípios e, se feito direito, tem um efeito motivacional bem interessante!

E fica o conselho: tenham essas definições! Se a sua empresa não tem… se ela tem mas é muito “político” (ou seja, é um “blah blah blah” corporativo sem sentido prático pra você)… redefinam! Façam um para o seu departamento… para o seu projeto… para a sua baia… whatever, mas façam… I believe it works! O que cada um significa/representa é homework de vocês… não tem certo ou errado… tem o que funciona e o que não funciona…

Além dessa 3 coisas que eu mencionei, existe também quem defenda a existência de um mantra…

O que estou vendo que será o mantra pra mim, e/ou a empresa, é essa música:

Para os que não prestaram atenção na letra, o destaque vai para:

“Work it harder
Make it better
Do it faster
Makes us stronger
More than ever
[…]
Our work is never over”

Essa última frase, pra mim, teve um impacto significativo… dela, me vieram dois pensamentos que quero compartilhar com vocês… o primeiro, de um professor do MBA… o Kalaf… em um dos devaneios da matéria, estávamos falando sobre ser empregado ou ser o empregador (ele é defensor da ideia de se ter o próprio negócio) e ele soltou em alto e bom tom: “TRABALHEM COMO SE A EMPRESA FOSSE SUA!!!”… e completou baixinho: “um dia, ela será”… fica pra reflexão de vocês…

O segundo pensamento que quero compartilhar é mais sobre a frase “Our work is never over” da música. Eu vejo que as coisas são bem por aí… tem um caso da Motorola que eu acho que pode ser usado como mau exemplo, que eu acompanhei mais de perto: o sucesso de vendas do V3… qual foi o resultado desse sucesso de vendas? Uma estagnação… concentraram muito esforço em modelos bem parecidos com o V3, o que é natural, né? Afinal, as vendas estavam indo bem… mãs (com til)… foi nessa época que Nokia, LG e Samsung, comparados à Motorola, deslancharam…

Uma brincadeira, ainda dentro desse segundo pensamento, é o que eu imagino que aconteceu na Apple… o iPad está entre os maiores sucessos de vendas da história de um dispositivo eletrônico… o que eu brinco é dizer que, no primeiro dia após o anúncio do iPad 1, às 9h00 da manhã, o Steve Jobs chegou pra trabalhar, marcou uma reunião geral e disse: “Ok guys, iPad 2… let’s do it!”… o que eu normalmente digo após essa brincadeira é: “I’m exaggerating… but I’m not kidding… and I’m probably not wrong”…

Se você fica feliz na Sexta-feira… e triste no Domingo à noite… something’s wrong (parte disso é assunto engatilhado pra outro post)… “Our work is never over”… e esse é o recado que eu quis compartilhar com vocês hoje…

Peace!

